domingo, 25 de dezembro de 2011

7 coisas que pessoas altamente produtivas fazem


Fonte: http://www.inc.com/ilya-pozin/7-things-highly-productive-people-do.html



Muito interessante este artigo, bem prático e objetivo, vai em encontro com o que estou tentando fazer nos últimos dias e vou dizer: não é fácil!!!

Nós adoramos distrações!!! Na verdade, como macacos, você recebe uma dose de dopamina cada vez que é distraído. Porque você verifica tantas vezes o e-mail? Porque fica de olho no Facebook o tempo todo?

Quer ser mais produtivo e obter o seu foco de volta? Não há nenhum truque secreto nisto... fazer uma coisa de cada vez. Como o IPAD que abre um aplicativo de cada vez ao contrário do Windows que abre várias janelas! Precisamos parar de ser multi-tarefa, pois é a principal forma de distração. No final do dia temos aquela sensação de ter feito um monte de coisas e não ter feito nada ao mesmo tempo. Quem nunca ficou com esta sensação?

Como disse o autor: "É mais fácil dizer do que fazer, eu sei".

O autor do artigo pediu ajuda para um mestre em gerenciamento de projetos que gerenciou pessoas em projetos em empresas como: Toyota, Honda e Disney. Ele é especialista em manter as pessoas trabalhando em atividades e mantendo o foco, segue abaixo algumas dicas adaptadas por mim:

1. Trabalhar com datas de marcos intermediárias - Criar datas de marco - datas de fechamento de ciclo importantes antes de concluir a atividade ou projeto principal. É a decomposição do trabalho em pedaços menores que tenham tarefas específicas e possam ser finalizadas rapidamente, são o que chamamos de pequenas vitórias - quick wins;
2. Para ser ser multi-tarefa! Quando ficamos mundando de tarefas nosso QI cai a uma média de 10 pontos. 15 para os homens e 5 para as mulheres, esta constatação era óbvia que as mulheres lidam melhor com a multi-tarefa que nós homens;
3. Eliminar as distrações! Tranque a porta, coloque um papel para não te interromperem, desligue o telefone, não acesse o e-mail, se desconecte da internet! Procure uma zona de calma para executar a sua tarefa do início ao fim sem interrupções;
4. Leia o e-mail de duas a três vezes ao dia. Ver o e-mail constantemente gera ruídos e mata a nossa produtividade;
5. E-mail não é para conversar! Utilize o telefone para conversar e resolver os problemas, não responda mais de duas vezes ao um e-mail;
6. Não aceite alterações na sua agenda! Não deixe que e-mail urgentes ou problemas inesperados quebrem com o seu planejamento do dia. É claro que é importante ser flexível, porém tente manter o plano de voo;
7. Pausa para glicose e hidratação! Depois de acordar beba água para se hidratar, depois se alimente e defina as metas e prioridades para o resto do seu dia. Trabalhe de 60 a 90 minutos. Seu cérebro usa a glicose até mais do que qualquer outra atividade corporal. Normalmente você terá gasto a maior parte dela depois de 60-90 minutos. É por isso que você se sente tão esgotado após longas reuniões. Então, faça uma pausa de 60 a 90 minutos: Levanta, dá uma arejada na cabeça, uma caminhada, um lanche, ou saia do ambiente de trabalho para recarregar as energias.

Nenhum comentário: