domingo, 25 de dezembro de 2011

5 indicadores de gestão de pessoas que você precisa saber


Pessoal,

Compilei o artigo publicado na Forbes e deixo aqui a minha contribuição. As dicas são muito interessantes, simples, objetivas e eficazez.

5 indicadores de gestão de pessoas que nunca vai aparecer em declarações das melhores empresas financeiras, mas são as razões para as empresas bem-sucedidas. Acompanhar estes indicadores não irá trazer satisfação imediata como acompanhar o lucro pelo DRE, porém é algo que todos podem fazer e realmente funciona.

1. Manter o estado de fluxo
Menos interrupções, principalmente para os operacionais como programadores. A cada interrupção a pessa leva 15 minutos para voltar ao estado anterior. Monitorar e pedir para os funcionários como está o estado de fluxo. Reuniões, e-mails, redes sociais, conversas paralelas tiram as pessoas do estado de fluxo;

2. Ficar entre a tédio e ansiedade
Manter a expectativa dos colaboradores entre a tensão e ansiedade, não deixar extrapolar para nenhum dos lados, porém pender mais para a ansiedade. Monitorar e checar de tempos em tempos através de reuniões. Se o funcionário fica muito doente, chega atrasado é um sinal que está mais entediado... se ficar brabo ou com raiva podemos estar deixando eles mais ansiosos.

3. Reuniões produtivas
Reuniões mais produtivas e propositivas, as pessoas precisam ter mais autonomia para fazer e comprar as coisas, as reuniões de pessoas sem autonomia custam mais caro que que o que precisam comprar muitas vezes.
Achei ótima esta dica: no final da reunião solicitar uma nota de 1 a 10 para os participantes sobre a eficiência da reunião.

3. Taxa de aprendizagem
Perguntar a equipe o que aprendeu esta semana? o que melhorou na semana? o que os clientes ensinaram na semana? Criar um sentimento e cultura de aprendizado contínuo.

4. 5 feedbacks positivos para 1 negativo
Tem um estudo que diz que casais que são bem-sucedidos tem 5 interações positivas para 1 negativa. O saldo também é eficiente no trabalho, então sempre que o funcionário fazer uma coisa boa precisa ser elogiado, mesmo que pareça bobo. Quando você for criticar - feedback negativo, ele irá te escutar com atenção.

Das 5 dicas eu fiz 8 que fazem mais sentido para mim:
1. ser feliz no trabalho;
2. entender o jeito das pessoas;
3. dar condições e autonomia adequadas para as pessoas;
4. deixar as pessoas trabalharem do seu jeito e alinhado com a cultura da empresa;
5. não deixar ninguém na zona de conforto e ninguém sobrecarregado;
6. dar sentido a todos os encontros e reuniões;
7. criar a cultura de aprendizado e humildade na empresa - aprender com o cliente;
8. elogiar quando necessário e com sentido mais que repreender.

Nenhum comentário: