domingo, 15 de janeiro de 2012

Startup é movida a paixão



Um dos pontos mais importantes na criação da startup é a criação da equipe, ou melhor: do time! É fato que precisam ser pessoas apaixonadas pelo projeto, independente da área de origem, o melhor é a diversidade de opiniões, porém a paixão é o requisito básico!

Para trabalhar em grandes empresas e multinacionais é imprescindível ter um currículo e experiência, porém na startup é vital ter paixão sobre o assunto que irá gerar a motivação para vencer todos os desafios, críticas e descrenças até ser um sucesso. Quando estamos motivados e apaixonados não vemos o tempo passar, é tudo empolgação e também não temos medo dos desafios, avançamos sempre para frente já sonhando com o próximo triunfo e reconhecimento. É este o espírito que as equipes das startups de sucesso tem!

É fácil? Sim! Tudo começa com o criador da startup sendo um apaixonado pelo seu negócio e contagiando todas as pessoas da equipe diariamente para criar uma cultura forte e uma paixão avassaladora.

Nas statups as pessoas são contratadas pelos seus talentos e pelo quanto irão acrescentar ao projeto, diferentemente das empresas que tem funções pré-definidas. As funções e responsabilidades da equipe são atribuídas a partir dos talentos e habilidades, não pode ser algo rigoroso e impositivo como nas empresas tradicionais.

"Profissionais que não têm paixão pelo seu mercado e não apostam todas as fichas no seu negócio não terão a motivação necessária para fazer o negócio acontecer, não importa o quanto sejam brilhantes e experientes. Uma equipe só é forte se todos nela tiverem um objetivo comum de tanta ou maior importância que seus objetivos pessoais.

Os americanos às vezes soam exagerados na questão da “passion” para o crescimento das startups, mas no fundo eles têm toda a razão. Essa paixão pelo negócio faz a diferença entre empreendedores, faz com que eles não deixem nunca a peteca cair, persistindo sempre, com garra, dinamismo e determinação, apesar das inúmeras adversidades e dos eventuais revezes.

O mesmo é valido para suas equipes – e quem faz seu negócio acontecer nunca é apenas você, e sim a sua equipe. Um bom time costuma ter diversidade, com perfis diferentes porém complementares, cujo ponto em comum são a paixão pelo negócio e a vontade de fazê-lo crescer apesar dos grandes desafios à frente. Manter essa equipe motivada e unida apesar das dificuldades do mercado requer uma excelente liderança e valorização dos seus colaboradores, ou então se perde o talento ao mesmo tempo em que se vão os parceiros e clientes.

Nesse exercício de recrutamento, vale analisar o seu produto e modelo de negócio – se você não conseguir achar pessoas inteligentes e dinâmicas que acreditem nele para formar uma equipe, abra o olho, pois há algo errado com seu negócio e você dificilmente conquistará clientes.

Fica um conselho para empreendedores montando novas equipes: procure talento por todos os cantos, a cada momento, seja em um jantar com amigos, um almoço com parceiros, com headhunters ou postando vagas na internet. Mantenha-se aberto a todo tipo de currículo. A boa surpresa está à espreita."

O combustível da startup é paixão!

Minha análise da matéria publicada na PEGN: http://colunas.revistapegn.globo.com/mulheresempreendedoras/2011/12/22/motivacao-o-ingrediente-mais-importante-para-a-equipe-da-sua-startup/

Nenhum comentário: