Abaixo listo algumas dificuldades ou desvantagens de ser um consultor baseadas no livro Empregabilidade – De Executivo a consultor bem-sucedido de Thomas Case , Silvana Case e Claudir Franciatto:
- Incertezas de ganhos: Diferentemente do assalariado que tem o salário no final do mês “sagrado”, o consultor depende do sucesso na venda do seu trabalho. A sua sobrevivência e a do seu negócio depende da sua capacidade de comercializar o seu serviço. Os ganhos não são lineares, pois em algum mês poderá receber mais e em outro menos de acordo com o mercado, orçamento do cliente ou tipo de projeto. Devido a isso é importante ter um planejamento financeiro e uma reserva estratégica.
- Preocupação e estresse: A sua sobrevivência econômico-financeira está diretamente ligada aos resultados no seu negócio. Não podemos negar que existem riscos e insegurança na carreira de consultoria, porém com um bom planejamento, organização e principalmente uma boa rede de relacionamento irão surgir muitas oportunidades.
- A dificuldade de dizer NÃO! Quando trocamos a vida de assalariado por consultor, automaticamente trocamos um chefe por vários. De acordo com a situação financeira que nos encontramos aceitamos qualquer proposta de serviço e em qualquer circunstância. Cuidado com esta situação, pois será muito difícil você entregar o trabalho com a qualidade esperada quando faz algo que se sente desconfortável ou desvalorizado além de desvalorizar a área de consultoria no mercado.
- A solidão: Muitas vezes na vida dos consultores nos vemos sozinhos e sem ninguém para trocar uma idéia, chega a hora da verdade que precisamos desenvolver, por exemplo, o plano de projeto ou documentação de um processo crítico e estamos sozinhos, nós e nosso talento. Alguns consultores vêem esta situação como vantagem comparando com o estresse e adrenalina vivida dentro das organizações com várias áreas, divisões e regras.
- A conjuntura: Infelizmente, sempre que houver alguma crise na empresa (conjuntura interna) ou crise no mercado ou segmento da empresa (conjuntura externa), o vínculo com o cliente, mesmo que sob contrato, estará fragilizado e o primeiro a encabeçar a lista de cortes, provavelmente, vai ser o consultor, pois não há compromissos empregatícios.
- A “equipe” de um só: Mais conhecida como “EUquipe”, os consultores geralmente atuam sozinhos e não têm secretárias, assessores, gerentes administrativos e ninguém para organizar seus arquivos, criar seus mailings, atender às ligações telefônicas e vender o seu serviço. Desta forma é necessária uma boa organização do tempo e prioridades sobre as atividades importantes e urgentes para que os clientes não sintam o impacto destas atividades mais operacionais que não tem ligação com a atividade fim da consultoria.
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